PS Store: Sony desiste de fechar as lojas online do PS3 e PS Vita

A Sony comunicou, nesta segunda-feira (19), que não fechará mais a PS Store do PlayStation 3 (PS3) e do PS Vita no inverno deste ano. O anúncio revoga a decisão anterior, anunciada ainda ao final de março. Com isso, os usuários da antiga plataforma podem continuar comprando games e outros conteúdos na loja digital desses dispositivos, incluindo a biblioteca de jogos clássicos de PS One e PlayStation (PS2), que não estaria mais à venda por meios oficiais. A loja do PSP, no entanto, segue com fechamento previsto para o dia 2 de julho.

De acordo com o presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, a empresa refletiu mais profundamente sobre o assunto e reconheceu que havia tomado uma decisão equivocada. Ele explicou, ainda, que o fechamento tinha sido motivado pela dificuldade em prover suporte comercial nessas plataformas antigas. Além disso, havia também o propósito de redirecionar os recursos aos consoles atuais, que concentram a maior parte do público.

A PlayStation Store é a loja digital para a compra de novos jogos nos consoles da Sony — Foto: Divulgação/Sony

Quando a Sony anunciou o fechamento das lojas dos consoles antigos, os jogadores ficaram preocupados com a quantidade de títulos que seriam perdidos, especialmente pela falta de retrocompatibilidade nos consoles atuais da empresa. Houve, também, aqueles que aproveitaram para comprar tudo o que ainda tinham interesse, como uma forma garantia de que conseguiriam jogar.

No entanto, motivada pelas reações adversas que o anúncio original provocou na internet, a empresa entendeu que há muitos fãs interessados em continuar comprando jogos no PS3 e PS Vita no futuro. Por isso, pretende seguir com as operações das lojas nas antigas plataformas, enquanto investe em novas experiências no PlayStation 4 (PS4), PlayStation 5 (PS5) e PlayStation VR.

Com informações de PlayStation Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *