Passou da hora do WhatsApp ter a função Não Perturbe

Ele é o queridinho dos brasileiros: é utilizado por 150 milhões de pessoas no país, segundo uma fonte bem informada deste colunista. O WhatsApp é usado para trabalho, lazer, dinheiro, nudes, tudo. Tantas utilidades fizeram dele uma ferramenta onipresente. E justamente por isso, as pessoas estão se cansando de falar nele.

Passou da hora do aplicativo ganhar um modo Não Perturbe. Ou seja, uma maneira de o usuário informar à rede de contatos que não pode falar naquele momento.

Os antigos vão se lembrar do icônico MSN Messenger. Verdadeiro companheiro de toda uma geração, o programa de computador informava se o usuário estava ocupado, ausente, ouvindo música, entre muitas opções.

Tanto há urgência em maneiras de comunicar sobre seu estado de espírito que a Apple decidiu implementar o modo Não Perturbe em toda a linha de produtos. A tecnologia estará embarcada nas próximas versões do iOS, iPadOS e macOS.

Digamos que o consumidor seja feliz proprietário de um iPhone. Ele poderá abrir o modo “Foco” do smartphone e decidir quais aplicativos ficarão ativos e quais ficarão bloqueados. Também poderá escolher quais pessoas poderão falar com ele naquele período.

"Notificações de Evan foram silenciadas com Foco” — Foto: Reprodução/Apple

De acordo com a Apple, os contatos ficarão sabendo que mandaram mensagem a uma pessoa que não deseja ser incomodada. Funcionará assim no iMessage, mas um representante da empresa me explicou que criadores de apps poderão adotar a solução em seus respectivos sistemas.

Ouvi dizer que a pandemia – com todo mundo colado nas múltiplas telas – foi levada em consideração ao desenvolver o recurso, mas que ele será importante em todos os momentos. Provavelmente já vinha sendo desenvolvido antes de o mundo tropeçar na atual ameaça invisível.

A novidade está pronta para virar sucesso nos Estados Unidos, país em que as comunicações via iMessage têm adesão estratosférica. No Brasil, terra dos smartphones Android, o esforço da Apple não me parece ser suficiente.

O WhatsApp tem uma chance de ouro de readequar seu funcionamento às necessidades dos tempos que vivemos. Parece que estar disponível no formato 24×7 se tornou uma obrigação. E ninguém mais dá conta disso. Parar e respirar é uma necessidade – mas fica difícil sem sinalizar isso pro mundo, para evitar contratempos e ruídos nas relações interpessoais.

Slack deixa escolher status, emoji e período de pausa das notificações — Foto: Reprodução

Muito popular entre empresas, o Slack tem a fórmula perfeita. Permite determinar um status, acrescentar um simpático emoji e pausar as notificações por um determinado período. A fórmula está aí. Basta replicar. Espero que o manda-chuva do Zap esteja lendo este texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *