Os cinco melhores jogos lançados em 2021, segundo o Metacritic

O ano de 2021 teve diversos lançamentos de peso na indústria dos games, com altas avaliações pelo público e pela crítica, como Disco Elysium, Hades e Forza Horizon 5. Uma das plataformas utilizadas para avaliar a recepção dos games é o Metacritic, conhecido por agregar análises de vários sites de games e publicar uma espécie de média entre as notas. Pensando nisso, o TechTudou separou os jogos mais bem avaliados do ano em todas as plataformas: PlayStation 5 (PS5), Xbox Series X, Xbox Series S, PlayStation 4 (PS4), Xbox One, Nintendo Switch, dispositivos Android, iPhone (iOS) e PC. Confira mais detalhes sobre cada um dos jogos a seguir.

Como funciona o Metacritic?

O sistema do Metacritic conta com notas de 0 a 100, o “Metascore”, que utiliza o conceito de média ponderada. Nele, alguns veículos têm mais peso em suas notas do que outros, com base em sua qualidade e confiabilidade.

É preciso ter pelo menos 4 críticas de sites cadastrados no Metacritic para obter um Metascore. Quando um jogo obtém uma avaliação acima de 90 e tem análises de pelo menos 15 veículos diferentes, ele ganha o selo “Must play”, que o classifica como um game que vale a pena ser jogado.

1. Disco Elysium: The Final Cut – PS5, XBSX/S, PS4, XB, SW, iOS, And, PC

Neste game de aventura e RPG repleto de suspense e mistérios, jogadores se tornam detetives na cidade de Revachol, onde um assassinato foi cometido e precisa ser investigado. Para isso, será preciso interagir com vários personagens em busca de informações e usar diferentes habilidades para tentar extrair o que eles não querem dizer.

Há várias formas de resolver os problemas de acordo com a abordagem do jogador. O game conta também com uma mecânica chamada “Thought Cabinet”, onde o detetive pode ganhar novas vantagens ou desvantagens segundo o tipo de pensamentos em sua cabeça. A versão Final Cut adicionou ainda dublagem para todos os personagens e algumas novas missões.

Disco Elysium é um jogo de aventura e RPG no qual jogadores precisam resolver um assassinato através de diferentes abordagens — Foto: Reprodução/Steam

 

2. The House in Fata Morgana: Dreams of the Revenants Edition – SW

Fãs de jogos de aventura no estilo visual novel precisam conhecer The House in Fata Morgana, uma história profunda que atravessa várias épocas. No jogo, usuários são donos de uma mansão amaldiçoada e, por meio dela, podem ver acontecimentos de diferentes períodos, descobrindo todas as tragédias que atingiram os donos anteriores para tentar quebrar a maldição.

A versão “Dreams of the Revenants Edition” inclui duas expansões: A Requiem for Innocence, que fala sobre as origens da maldição, e “Reincarnation” que mostra uma versão alternativa dos personagens, reencarnados atualmente.

The House in Fata Morgana é um jogo estilo visual novel com grandes mistérios em uma mansão amaldiçoada — Foto: Reprodução/Steam

 

3. Hades – PS5, XBSX/S, PS4, XB, SW, PC

Um game de ação estilo “Rogue”, Hades, conta a história de Zagreus, filho do deus do submundo que deseja escapar para a superfície. Assim como em outros games no estilo Rogue, o caminho de Zagreus é gerado aleatoriamente com salas, inimigos e armadilhas diferentes a cada nova tentativa, nas quais ele morrerá e renascerá várias vezes antes de conseguir completar seu objetivo.

Entre cada investida, o jogador pode ganhar pontos para se fortalecer e conhecer outros deuses e heróis da mitologia grega que possam estar dispostos a colaborar com sua jornada, além de desbloquear armas variadas que permitem diferentes estilos de jogabilidade.

Hades é um popular game de ação estilo Rogue no qual jogadores morrem várias vezes e ficam mais fortes a cada tentativa — Foto: Reprodução/Steam

 

4. Forza Horizon 5 – XBSX/S, XB, PC

O novo capítulo da franquia de games de corrida da Microsoft trouxe uma das melhores experiências do ano nos consoles Xbox e no PC. Em Forza Horizon 5 é possível participar de um festival de carros que se passa no México, em um mundo aberto com o maior mapa já feito para a série trazendo diversas corridas, missões, eventos e mais. A parte visual do game conta com belos gráficos e muita variedade de bioma e condições climáticas, como praias, montanhas, selvas, vulcões, tempestades de areia e chuvas tropicais.

Forza Horizon 5 traz o maior mapa da série com grande variedade de biomas e condições climáticas no México — Foto: Reprodução/Steam

 

5. Final Fantasy XIV: Endwalker – PS5, PS4, PC

O aclamado MMORPG da Square Enix teve um novo pico de popularidade com a chegada de sua expansão Endwalker. A novidade completa a saga atual do game com uma intensa jornada que levará jogadores até à Lua.

Em matéria de jogabilidade, a quarta expansão do game aumenta o limite de nível dos personagens de 80 para 90, adiciona duas novas classes, novas dungeons, raids e mais áreas, como Garlemald, Thavnair e Radz-at-Han. O jogo teve um aumento tão significativo de novos usuários que os servidores não aguentaram: as vendas acabaram suspensas até que houvesse vagas para todos. Vale lembrar que, para jogar a expansão, é preciso ter o jogo Final Fantasy XIV: A Realm Reborn.

Final Fantasy 14: Endwalker traz o final de um longo confronto no game e várias novidades em sua jogabilidade, como aumento do limite de nível — Foto: Reprodução/Steam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *