5 dicas para ganhar espaço na memória do celular

Com o tempo de uso, nosso celular vai ficando cada vez mais cheio, o que pode deixar o aparelho mais lento e com travamentos. O Shoptime tem algumas dicas para você liberar memória e deixar seu smartphone mais leve.

É bom explicar que a lentidão dos celulares pode ser resultado de um sistema operacional mais novo e exigente, que está fazendo o processador e a memória do aparelho trabalharem dobrado; aplicativos mais modernos e pesados; muitos apps rodando em segundo plano, consumindo memória RAM o dia todo; ou até um desgaste natural da memória flash e do armazenamento do smartphone.

Essas questões podem ser resolvidas reiniciando o celular, atualizando o sistema, tirando efeitos e animações ou, em último caso, restaurando o aparelho para as configurações de fábrica.

Já para o espaço de armazenamento interno, existem algumas coisas que podemos fazer para ganhar espaço, o que também vai melhorar o funcionamento geral do celular.

1- Limpe a memória cache

A memória cache é uma memória de acesso rápido, com dados e instruções mais usados pelo processador, para acelerar a execução do sistema. Mas esses arquivos ocupam um espaço que pode fazer falta, especialmente, em aparelhos básicos e com menos armazenamento. Limpe a memória cache periodicamente nas configurações, normalmente, em Armazenamento.

2- Apague apps não utilizados

Desinstale os aplicativos que você não utiliza ou utiliza pouco. Eles ocupam espaço no armazenamento e podem causar lentidão no uso. Mantenha instalado o que é realmente importante. Se precisar de algum app em especial, tenha espaço livre para reinstalá-lo novamente. Você pode também procurar versões mais leves dos apps, chamadas de Lite.

3- Faça uma limpa nos arquivos, fotos e vídeos

Conecte seu celular a um computador e transfira suas fotos, vídeos e arquivos. Em seguida, apague-os da memória do smartphone.

Uma opção para quem tem celular Android com suporte para cartão de memória é investir em novos cartões microSD para guardar os arquivos – desde que você tenha um notebook ou adaptador com leitor de cartões.

Para ganhar espaço, vale mudar a opção de salvamento das fotos do Google Fotos ou Fotos do iPhone para a mais econômica, que salva as imagens em boa resolução, mas não na qualidade máxima disponível.

O Google Fotos, em especial, tem a função Liberar Espaço, que identifica fotos e vídeos salvos na nuvem do Google Drive e remove todos eles do smartphone. Mas só faça isso depois de confirmar que o backup está atualizado.

E faça bom uso dos backups em nuvem. Além do upload automático do iCloud ou Google Drive, se for preciso, assine o serviço para aumentar seu espaço e garantir todos os seus arquivos salvos, ou divida suas memórias entre outros serviços, como OneDrive e Dropbox.

4- Remova arquivos e pastas de apps desinstalados

Vários apps deixam rastros, pastas e arquivos que ocupam armazenamento, uma questão especialmente crítica nos celulares Android. Para se livrar deles, use um gerenciador de arquivo, como o Files do Google, ou programa para limpeza. Mas procure um app confiável, não baixe de qualquer lugar.

5- Limpe o Whatsapp

Bons brasileiros que somos, apostamos que seu Whatsapp está cheio de fotos, vídeos, memes e figurinhas, além de conversas já finalizadas. Tire um tempo para arquivar conversas importantes e apagar todas as outras que não precisam ficar guardadas, assim como os grupos que já não têm mais atividade.

Depois, vá às Configurações do app, Armazenamento e Gerenciar Armazenamento para apagar itens recebidos. Se há fotos e vídeos importantes, salve no rolo da câmera e transfira para um serviço de nuvem ou computador, como dissemos acima. Para todo o resto, apague sem dor no coração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *